segunda-feira, 5 de novembro de 2018

MANIFESTO ÁGORA



Ágora, espaço destinado às discussões.  Marcado pela amplitude do que se discute e de como se discute, criado com a proposta de favorecer as altercações que contemplem as demandas da sociedade.

As preocupações promovidas pelas injustiças sociais e pela falta de debates sobre as temáticas política e sociedade, ou político-sociais à luz da Doutrina Espírita nos traz várias indagações. Por que temas como gênero, racismo, intolerância religiosa, homofobia, política, não são ou são pouco explorados em nossas Casas Espíritas? O que é preciso fazer para se discutir?  Como as minorias sociais podem ser contempladas em nossas falas? 

Neste sentido, ancorado nos pressupostos do Espiritismo, este debate se faz pertinente na atual conjuntura política e social.
         
Desta forma o Ágora Espírita tem como objetivos:  

Objetivo Geral: 
Fomentar metodologias junto ao Movimento Espírita, de forma democrática, solidária e fraterna, que oportunizem discutir, através do Espiritismo, as relações sociais numa perspectiva histórico-cultural-político-moral.

Objetivo Específico:
Realizar projetos, reuniões, palestras, simpósios e/ou seminários, bem como produzir publicações escritas que promovam a difusão da Doutrina Espírita e temas sócio-políticos entendendo o Espiritismo como doutrina filosófica e ética orientadora de soluções dos dilemas da atual conjuntura mundial.

Abordar, de forma democrática, fraterna, solidária e baseada nos princípios morais do Espiritismo, ideias e ensinos que apontem soluções ou minimizem o racismo, a intolerância religiosa, as incompreensões sobre gênero e sexualidade, que busquem planejamentos adequados e oportunos para as ações de assistência social contribuindo para a promoção do ser, o aperfeiçoamento das políticas públicas dos entes governamentais que contemplam a inserção das minorias sociais na sociedade, a proteção do meio ambiente e a valorização da cultura geral.

Desta maneira o Ágora surge da preocupação de um grupo de Espíritas, com relação as discussões e principalmente com a forma de valorizarmos as necessidades das minorias sociais, bem como das realidades políticas e sociais de nosso país e do mundo.  

A volta forte de um discurso fascista e fundamentalista, a luta pelo armamento da sociedade civil, o alto índice de suicídio, de feminicidio, de crimes de ódio, preconceito racial, racismo religioso, crimes lgbtfóbicos, nos despertaram a ideia de que se faz mister a promoção de debates desta natureza para que, estudando os fenômenos sociais que compõem a sociedade moderna, aliado ao conhecimento Espírita, possamos juntos propor caminhos que nos levem a uma compreensão maior acerca do outro e desta forma possamos ao invés de propormos um conceito de vivência de respeito às diferenças possamos preconizar o que nos orienta a  Doutrina Espírita e trabalharmos o amor aos diferentes.

Juntos, tencionamos apresentar ao Movimento Espírita, não soluções prontas, muito menos verdades incontestáveis, mas estudos com o grau de profundida que nossa maturidade e competência forem capazes de produzir e transformar esses estudos em ações que proporcionem a ampla discussão na luta em visibilizar os invisíveis sociais, mostrando que o público alvo das nossas amadas Casas Espíritas não são apenas, e dizemos, não apenas, os que tem sede e fome do pão material, mas os deserdados pela sorte, os marginalizados, os que sofrem perseguição e preconceito, os que não encontram no seio da sociedade colo e abrigo, assim, manteremos e faremos de nossos Centros Espíritas ambientes sadios e livres de qualquer tipo de preconceito, vivendo em cenários do legítimo amor como nos ensina Jesus e a nossa querida Doutrina Espírita.

Alexandre Júnior
Coordenador Geral.

9 comentários:

  1. Precisamos desse olhar mais plural e integral no movimento espírita.

    ResponderExcluir
  2. Que lindeza! Assino em baixo! Não soltemos as mãos!

    ResponderExcluir
  3. Uma proposta de bom senso para o Momento Espírita.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom refletir sobre os temas propostos...

    ResponderExcluir
  5. O Ágora, manifesta-se como uma ferramenta de extrema eficácia para o movimento Espírita nos dias atuais, uma vez que sua abordagem tem sido na maioria das vezes de cunho religioso e não como o apresentado por Sr Allan Kardec, que nos traz um Espiritismo filosófico com conseguência moral, desta forma conduzindo seus adeptos a uma condição de reflexão de sua religiosidade através de uma dinâmica social, semelhante ao comportamento moral do Cristo.

    ResponderExcluir
  6. E muito bom que vozes do livre-pensamento espírita se multipliquem promovendo o resgate e a atualidade da proposta kardeciana. Parabéns, ao Alexandre e à sua equipe pela sua contribuição à Filosofia Espírita.

    ResponderExcluir
  7. Um alívio que as vozes democráticas esteja se elevando no meio espírita!! Estava difícil!!

    ResponderExcluir

O Ágora agradece seu comentário

Decolonizar – Descolonizar – Contracolonizar – Ecologia decolonial

  Muito tem-se discutido sobre os temas acima, e gostaria de trazer o pensamento de alguns autores sobre eles. Nós que moramos no hemisfério...