terça-feira, 20 de novembro de 2018

CARTA DO EDITOR - 1º Editorial.


O que é Espiritismo?


A doutrina Espírita é o resultado do ensino coletivo e concordante dos Espíritos. A ciência é chamada a constituir a Gênese segundo as leis da natureza. Deus prova sua grandeza e seu poder pela imutabilidade de suas leis, e não pela suspensão. Para Deus, o passado e o futuro são o presente. (KARDEC, A Gênese, Os Milagres e as Predições Segundo O Espiritismo, 2018 , P. De rosto).



O Espiritismo é uma doutrina Científica de cunho filosófico e consequência ético moral, enquanto ciência o seu objetivo é intercambiar as duas margens do rio da vida, à margem dos encarnados e a dos desencarnados, enquanto filosofia seu propósito é produzir um despertar ético e moral.  

O Espiritismo enquanto ciência dá-se a partir das relações estabelecidas pela vivência do mundo material e as suas correlações com o mundo espiritual, assim como diz Allan Kardec (2017), “A crença nos Espíritos constitui sem dúvida a sua base, mas não basta para fazer um espírita esclarecido, como a crença em Deus não basta para fazer um teólogo.”, desta forma não discutimos aqui o fato de se acreditar ou não nos Espíritos, pois a ciência Espírita tem como fim precípuo comprovar a sua existência, mas discutir e apresentar o encadeamento entre as duas margens, neste ponto nos dizem os Espíritos na pergunta 459 do Livro dos Espíritos “ Que de ordinário são eles que nos dirigem”.  Assim, dividimos gostos, sabores, felicidades, bem como dissabores e infelicidades com aqueles que por algum motivo ou de alguma forma estamos ligados, pois, a ciência comprova, a filosofia convida e o efeito é a revolução ética e moral que provocará pessoas mais justas e comprometidas com o social, desta forma como diz Paulo Freire (1981), “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."

Diante da proposição da filosofia Espírita, haveremos de inserir na estrutura universal de onde somos parte integrante e que não encontramos em nosso mundo tal referência para estruturar nosso íntimo que terá em cada uma de nossas experiências, reiteradas oportunidades de reavaliação e aprendizado, onde desta forma são estabelecidos vivencialmente esses princípios filosóficos. O que se faz entender, que a medida que se mergulha no mundo das concordâncias e discordâncias, dos amores e das frustrações constroem-se caminhos, experiências e aptidões para que se seja o melhor possível.

A compreensão desta filosofia e a sua vivência, facultam-nos a possibilidade de um despertar Ético e Moral, pois a construção do saber Espírita, dar-se mediante a vivências das relações sociais, pois embasa-se em comportamentos que possuem no amor a sua matiz, a inspiração para que construa-se uma sociedade justa e equânime. Tendo em Jesus seu modelo e guia entende-se que a Doutrina Espírita tem como um dos seus objetivos formar uma sociedade que se ame.

Equipe Editorial  Ágora Espírita.
Alexandre Junior.  Manoel Gomes.



Referências Bibliográficas.
KARDEC, A Gênese, Os Milagres e as Predições Segundo O Espiritismo, 2018 , Página. De rosto.1º Edição, 2018, FELEAL.
KARDEC, O Livro dos Espíritos, pergunta 459, LAKE, 2007, Tradução José Herculano Pires.
FREIRE,- Pedagogia do Oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981, p.79.
KARDEC, O Livro dos Médiuns, 1º Edição Março de 2017, Catanduva, São Paulo, Editora Boa Nova, Tradução José Herculano Pires.


6 comentários:

  1. O modelo e guia para a Humanidade é Jesus e sua proposta é fe cunho Ético Moral e o Espiritismo tem a missão de resgatar tudo que Jesus ensinou e muito mais.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse espaço. Tratar de assuntos que digam respeito a nossa sociedade aliadas ao conhecimento espírita e algo que carecemos no movimento.

    ResponderExcluir
  3. Se faz necessário pensar o Espiritismo como uma doutrina transformadora da moral humana, baseada na razão em detrimento de princípios míticos ou metafísicos. Todavia, para isso, se faz necessário cada um, individualmente, buscar a sua mudança íntima, burilando o que de melhor carrega dentro de si e relegando aqueles sentimento mais inferiores que se apraz em virtude da sua limitação moral. A doutrina Espirita incita a todas e a todos a atingir aquilo que o Cristo deixou como o maior legado da humanidade, a RESILIÊNCIA, A CARIDADE sem interesse e o AMOR ao próximo, sem exceções. Visto que o Cristo afirmou: "Ama a teu próximo como a ti mesmo", tal frase não remete a amar com base em algum motivo, razão ou fim, mas em amor desapegado. Sentimento esse ancorado no laço fraterno por sermos como uma grande, onde a humanidade deve se reconhecer como irmã, filh@s do mesmo pai.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente isso, O Espiritismos é uma Ciência de bases Filosóficas e consequências Etico-Morais; bem estudado e sobretudo vivenciado revela-se como um véu que cai, equidade, integralidade, universalidade e o amor são algumas de sua bases mais fortes; nesta Ciência não existe espaço para exclusões ou preconceitos, mas e sobretudo, respeito ao livre-arbitrio, livre-pensar, preponderância as Leis Naturais que provêm da causa primária de todas as coisas: Deus, norteada por Jesus, nosso Guia e Modelo.

    ResponderExcluir

O Ágora agradece seu comentário

I Congresso Ágora Espírita

Estamos muito felizes em te convidar para o I Congresso Ágora Espírita! Este é um evento que visa contribuir para a construção de uma socied...