segunda-feira, 9 de setembro de 2019

CARTA DO EDITOR - 3º EDITORIAL

O Espiritismo tem lado, o lado do amor

     Chegamos em um momento onde agredir e ser agressor é mais importante que amar e ser sensível. 

      No mundo das diversidades, é tão estranho perceber que um prefeito com tantas ocupações e tanto trabalho para mostrar sua honestidade, já que vive sempre em voltas com questionamentos da justiça, usa de uma prerrogativa tão perigosa quanto a censura, manda recolher livros de uma bienal literária por imaginar que um beijo é nocivo à sociedade, em uma ação que reflete intolerância e preconceito homofóbico, em uma demonstração pública de desamor. 

        A história demonstra que a junção do fundamentalismo religioso e a política não nos trazem boas lembranças, os efeitos desta união foram sempre danosos e dolorosos, portanto vemos com temor esta reaproximação cada vez mais incisiva na sociedade brasileira. 

     Mas a nossa maior tristeza não é com os políticos conservadores da direita extrema, deles já esperamos estas ações, mas do nosso próprio povo, de pessoas que estão nas entranhas da sociedade, de onde emana todas as dores ocasionadas pelas mazelas sociais, isso sim nos causa dores íntimas profundas. 

     Penso: A sociedade perdeu a inocência? Ou nunca foi inocente? A sociedade não é pacata? Ou nunca foi pacata? 

      Pessoas que conhecem a violência tão de perto, estarem felizes, quando um corpo tomba sem vida abatido pela violência do Estado, e lutando para vociferarem justificativas vis de que se a violência é praticada pelo estado não é violência, por isso, segundo algumas autoridades, os números da famigerada morte diminuíram, estão morrendo menos pessoas, corpos negros, femininos, LGBTS e pobres não importam, por isso se morrerem por efeito colateral de 80 tiros, ou de 5 pelas costas é bala perdida. Desde que a camada branca, rica e poderosa da sociedade esteja em paz, o que ocorrer desta ação são apenas danos calculados. Na prática a violência não diminuiu, as pessoas não deixaram de morrer, e morte é morte, violência é violência, as pessoas continuam morrendo, só que o Estado é responsável pelas mortes que subtrai das estatísticas. 

      E por falar em covardia e assassinato onde está quem matou e quem mandou matar Marielle? 

     “Lá vem o Brasil descendo a ladeira”, a ladeira da ética foi e está sendo vendida pela força do fundamentalismo religioso e da falsa moral, que criminaliza o amor e torna a violência, o assassinato, a homofobia, o racismo, sexismo, xenofobia, machismo, a intolerância religiosa algo natural a tal ponto que se criaram "Mitos", mitos do ódio. O bezerro de ouro do século XXI não é de ouro é de tolices, maldades, preconceitos e crueldades. 

      Bom que se fale que o Espiritismo não está alheio a tudo isso que está acontecendo, a doutrina nos convida ao amor, pensemos em Jesus dizendo em Marcos 12: 30,31: “Amarás, portanto, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força", mas e se acrescentássemos  “bandido bom é bandido morto?” Não coaduna com o que nos diz Jesus e consequentemente a Doutrina Espírita, não é possível a união das duas filosofias a do amor e a da violência. 

      Acreditamos na caridade e o amor para nós Espíritas tem a sublime missão de promover através de nossas posturas e comportamentos uma sociedade melhor, portanto se faz necessário perceber que quando discutimos violência, pensamentos e ações que insistem em validá-la em nosso meio, estamos lutando para que entendamos que o amor segundo Jesus e segundo o Espiritismo não institui prosélitos, não somos ensinados a amar este em detrimento daqueles, não institui-se categorias de seres humanos para merecerem nosso amor, somos todos seres humanos, e o amor é um sentimento ligado a nossa condição de espiritualidade e não de materialidade. 

Portanto não devemos amar as pessoas por serem brancas, ricas, heteros, Espíritas, devemos amá-las por entendermos sermos todas e todos Espíritos em construção e estarmos todos emergidos na terra em busca constante de evoluirmos e fazermos do amor a nossa tônica de vida, e assim construirmos através de nós uma sociedade mais justa, igual e amorosa. 

Equipe Editorial Ágora Espírita: Alexandre Júnior

31 comentários:

  1. Tenho medo das religiões,tenho medo desta sociedade hipócrita que não reconhece o amor.
    Parabéns Alexandre pela lucidez deste texto!

    ResponderExcluir
  2. Estamos perdidos, confusos, hebetados, iludidos...estamos em desvario; O errado virar certo, o duelo ser elo, o desamor ser propagado e aceito é sinal que ainda precisamos aprender a cultivar o Amor plantando : Paciência, Bondade, Generosidade,Alegria, Delicadeza, Sinceridade, Entrega, Tolerância. Jamais deixaremos a espada ferindo pela espada, jamais chegaremos a Paz cultivando e cultuando a guerra; O amor é substância de vida, afastar-mo-nos dele é criar este cenário dantesco tão bem exposto no texto, meu amigo, acredito no ser humano, mas desejo apenas que não demoremos muito a acordar deste pesadelo que tem enlutado tantas familias por motivos torpes, vis e degradantes. Sigamos na Paz&Bem.

    ResponderExcluir
  3. É preciso mostrar o quanto danoso é esse fundamentalismo religioso associado ao Estado. Por hora alguns segmentos da sociedade,em breve todo aquele que ousar pensar diferente. É preciso ação, estratégias, pra que essas pessoas são encontrem eco na sociedade. Não dá para esperar outro Messias, a missão deve ser todos nós e de cada um em particular.

    ResponderExcluir
  4. Acredito nas vias da espíritualidade, porque religião, ora pode ser boa pra o desenvolvimento daquela, ora não. Espiritualidade favorece o amor, a compreensão e a firmeza diante das injustiças siciais.

    ResponderExcluir
  5. Boa reflexão!onde está o respeito ao próximo? Estamos respeitando como queremos ser respeitados?

    ResponderExcluir
  6. Como podemos alimentar uma neutralidade, quando vemos tudo seguir o caminho contrário aos ensinamentos do Mestre e dessa doutrina tão esclarecedora que é o Espiritismo?
    A doutrina Espírita tem sim um lado para defender. Este lado é sim o lado do Amor. Por hora: quem tiver olho de ver, que veja! O tempo está passando e responderemos pelas nossas ações e por nossas omissões.

    ResponderExcluir
  7. Sim temos que nos posicionar a favor do amir. Contra o ódio e a intolerância

    ResponderExcluir
  8. Texto muito oportuno. Fico triste porque sei de"colegas" de doutrina que estão tão afastados de seus princípios. Parabéns pelo editorial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão não é apontar o outro,é se olhar e se melhorar.O outro é com ele próprio e sua consciência.

      Excluir
  9. Maravilhoso texto que nos leva a refletir sobre o comportamento de muitos que buscaram o Espíritismo pelo visto,somente pelo seu aspecto consolador,aliviando as angústias dos traumas vivenciados, mas na íntegra ,boa parte de seus seguidores não absorveram os conteúdos moralizantes,transformadores e libertadores do ser,pemanecendo ainda prisioneiros do conservadorismo.
    E a prova disso, vimos a partir dessas eleições presidenciais, em que muitos deixaram cair suas máscaras revelando o caráter preconceituoso ainda, e com bastante naturalidade.
    O que nos leva a crer que muitos os que dizem Senhor,senhor e esbanjam sua fé em tribunas estão muitos distantes ainda da lei de amor,justiça e caridade

    ResponderExcluir
  10. Os preconceitos que são acirrados e ora intensificados atualmente, por simplesmente não permitir, compreender a liberdade de pensar e expressar dentre nós, tem sua causa primária, a ausência do exercício imprescindível da EMPATIA. Assim exercitando, iremos mais e melhor entender exercer o que Jesus nos disse: MEUS DISCÍPULOS SERÃO CONHECIDOS PIOR MUITO SE AMAREM.

    ResponderExcluir
  11. Boa reflexão. Abaixo todo tipo de discriminação. Que prevaleça o amor.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo texto!
    Você resume aqui a realidade de uma sociedade que continua doente pela falta de amor ao próximo, o que gera uma desigualdade tamanha, a ponto de quando a violência, a criminalidade... parte de quem detém o poder político econômico, uma grande maioria afirma que essa conduta é a correta, em nome da moral e dos bons costumes!

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o texto! Não podemos nos omitir:"(...)porquanto uma virtude negativa não basta: é necessária uma virtude ativa. Para fazer o bem precisa sempre a ação da vontade; para não praticar o mal, basta as mais das vezes a inércia e a indiferença."
    Jesus, nosso guia e modelo, não veio trazer nenhuma religião, veio nos ensinar a amar e amar incondicionalmente.

    ResponderExcluir
  14. Texto perfeito!Tema por demais oportuno e escrito com clareza,simplicidade,objetividade e especialmente sem igrejismo,sem clamores e dizendo o necessário.Falar da necessidade de amar,de ser bom sem ser piegas,sem a intenção de fazer doutrinação fariseica.Vc amigo,fez isto.Parabens pelo que exclamou e sigamos em frente pois as sementes estão lançadas.

    ResponderExcluir
  15. É muito importante que amemos, se ainda não aprendemos amar, respeitemos uns aos outros. Fará um enorme diferencia!

    ResponderExcluir
  16. Excelente texto meu amigo, o que necessitamos verdadeiramente é aprender a AMAR, a fazer ao outro o que gostaríamos que nos fosse feito. A base de tudo é o respeito. Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  17. O título da carta, dispensaria sua leitura, pois resume em si nossa atual realidade. No entanto, ler um texto com está coerência em tempos de ódio nos faz refletir, inclusive sobre nossas posturas. Parabéns, que o amor prevaleça.

    ResponderExcluir
  18. Excelente texto! A reflexão traz luz a uma Doutrina Espírita que reaja aos desmandos sociais, tendo a Luz do Cristo e seus ensinamentos como norteador das ações de todos os espíritas frente aos dilemas sociais que enfrentamos.

    Felipe Aragão

    ResponderExcluir
  19. O texto me inspira a continuar na luta por uma sociedade mais justa. Sou sacerdote de Umbanda e estamos irmanados nós mesmo objetivos: construir dias de mais paz, respeito e dignidade social.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns , Júnior perfeita reflexão 🌺🙏🥰😍

    ResponderExcluir
  21. Religião é uma coisa que sempre me deu medo, mas ao me deparar com a doutrina espírita e com esse tipo de reflexão somos inspirados a continuar na luta contra o ódio, que possamos refletir e começar a espalhar o amor que nos foi ensinado para construirmos dias de paz.
    Todos os dias agradeço por ter na minha vida pessoas inspiradoras que me motivam a ser sempre melhor... Excelente texto parabéns pela sinceridade e lucidez júnior tu arrasa ♥️♥️

    ResponderExcluir
  22. Diante das adversidades sociais atualmente estabelecidas, é premente a condição de acesso aos conhecimentos da doutrina dos imortais, pois ela nos orienta de forma clara e objetiva sem pseudos conceitos para uma relação social saudável. O insigne sábio de Lion nos norteia no sentido de intimizarmos os ensinos do Cristo,sem nos perdermos nos ensinos do cristianismo, conforme exarado na introdução do Evangelho segundo o Espiritismo, para o comportamento moral faz-se necessário que manifeste os sentimentos diante da falta de conhecimento destas verdades que serão representadas por omissões. Refletindo nas consciências todos esses sentimentos vivenciais das mazelas humanas, sendo apresentados como culpas através dos pecados ou como provas /expiações sem que tenhamos a oportunidade de alto trabalho. Assim sendo, a doutrina Espírita tem lado sim, o lado do afeto, exercitado através do AMOR.

    ResponderExcluir
  23. Diante das adversidades sociais atualmente estabelecidas, é premente a condição de acesso aos conhecimentos da doutrina dos imortais, pois ela nos orienta de forma clara e objetiva sem pseudos conceitos para uma relação social saudável. O insigne sábio de Lion nos norteia no sentido de intimizarmos os ensinos do Cristo,sem nos perdermos nos ensinos do cristianismo, conforme exarado na introdução do Evangelho segundo o Espiritismo, para o comportamento moral faz-se necessário que manifeste os sentimentos diante da falta de conhecimento destas verdades que serão representadas por omissões. Refletindo nas consciências todos esses sentimentos vivenciais das mazelas humanas, sendo apresentados como culpas através dos pecados ou como provas /expiações sem que tenhamos a oportunidade de alto trabalho. Assim sendo, a doutrina Espírita tem lado sim, o lado do afeto, exercitado através do AMOR.

    ResponderExcluir
  24. REFLEXÃO AO EDITORIAL -Através deste Editorial deparamos,mais uma vez e,muito bem,com o atual espelho da humanidade. Predominantemente,ainda,aos interesses íntimos,e imediatos,e na maioria das vezes pelas escolhas materialistas,isto é,sem a valorização da razão,sem as conquistas marcantes da alma daquilo que é bom para si e para o próximo...Nessas sementes que plantamos (semeamos) pelas atitudes misturam-se o Jóio e o Trigo,e nesta Seara-Terra somos os frutos,na grande maioria,dos equívocos,conflitos,sofrimentos, e tudo resultante das violências,dos desequilíbrios morais e espirituais onde os poderes egoístas,com raras exceções,estão ausentes da verdadeira paz e felicidade...E a vida segue um rumo em busca da construção do bem para todos,porque o próprio bem convida-nos,diariamente,a lutar através da fé inabalável e plena de esperança dos dias melhores no amanhã....Quando os valores espirituais se elevarem acima dos interesses puramente materiais a Humanidade conhecerá,ainda nesta Seara-Terra,o Reino anunciado pelo Cristo que nos disse:Meu Reino ainda não é daqui(João,18,36-37).Ou,seja, o da Paz....A crença na vida espiritual,sem dogmas irrefletidos, faz-nos lutar e ir em busca com a fé inabalável,mesmo diante dos sofrimentos e as vicissitudes da vida terrestre,da construção somente da permanência do bem entre todos nós.....Aí começa a missão do muito se pedirá a quem muito já recebeu...E a Doutrina Espírita,uma Nova Era da Humanidade, que esclarece e conforta como Porta-Voz do Cristianismo Redivivo,nos deseja perguntar:O que nos Espíritas estamos fazendo para contribuimos pra uma Humanidade mais Humano e Feliz...Agradecemos e que estejamos na Paz em Cristo!

    ResponderExcluir
  25. Muitos pseudosábios do Espiritismo dizem que o mesmo não fala ou trata de Política, ora, será que esses "sábios" sabem o significado de Política?! Não?! Então aqui vai: Política é a arte que se vale do DIÁLOGO para encontrar as soluções mais adequadas ao BEM COMUM, a partir da argumentação de compreenções lúcidas sobre a REALIDADE, o interesse TEM QUE SER O BEM COMUM.Vamos de outra definição?! Vamos lá: Política é a ciência que tem por objetivo A FELICIDADE HUMANA.
    Temos duas vertentes definidoras de Política (Arte e Ciência) que conduzem ao mesmo rio...o rio do amor...falar de Politica em Doutrina Espirita é falar de Amor...portanto o Espiritismo tem sim um lado Político, que é o lado do Amor...fundamentar é preciso, por isso digo que existem muitos Pseudosabios no Espiritismo, mais perdidos do que cego em tiroteio...o texto é maravilhoso e nos convida a reflexão...Quando o Mestre Nazareno nos diz para amar ao próximo como a nós mesmos, ele também fala que essa Lei contem todas as demais, incluindo as leis humanas...o Espiritismo e farol libertador, não grilhão aprisionante...amemos mais...a nós mesmos e ao próximo...essa é a Lei.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo excelente texto, Alexandre Júnior!

    ResponderExcluir

  27. Parabéns pelo texto!
    É preciso nos posicionarmos enquanto espíritas diante de um cenário tão cruel da falta de amor, empatia, compreensão... que sigamos os passo e os exemplos do Cristo para construirmos dias melhores.

    ResponderExcluir

O Ágora agradece seu comentário

Um comentário espírita sobre o massacre israelense na Palestina

  De forma genérica, sabemos que, para a Filosofia espírita, a guerra é fruto de uma p redominância da natureza animal sobre a natureza espi...